quinta-feira, 20 de junho de 2013

Protesto em Santiago foi debatido na Central FM

Nesta quinta-feira, 20, a comunidade santiaguense sai às ruas para caminhada em solidariedade aos manifestantes brasileiros que protestam demonstrando insatisfação com a corrupção, com os impostos, com a baixa qualidade das escolas e saúde pública, com a impunidade, com os altos salários dos políticos, com a má infraestrutura do transporte público, com a violência e com a PEC 37.
A manifestação chamada “Santiago em Movimento” surgiu pela indignação dos jovens estudantes da cidade. Na noite da última segunda-feira, 17, uma reunião no bar do Campus da URI, definiu que o Movimento faria o manifesto indo para rua, e que seria o início de debates sobre assuntos relacionados a política da cidade. Por meio da rede social Facebook a iniciativa tomou grande proporção e deverá reunir a população de Santiago no final da tarde desta quinta-feira, a partir das 18h, em frente à Estação do Conhecimento.
Na manhã de hoje, o programa Santiago News pela rádio Central FM recebeu como entrevistado um dos representantes da atividade. O estudante Alex Matana, acompanhado do apoiador do movimento, Ronald Miorin, esclareceu os objetivos do manifesto. Segundo Matana, o protesto será pacífico e democrático em prol de uma discussão sobre os temas relacionados a política municipal, estadual e nacional.
Ronald Miorin e Alex Mattana nos estúdios da Central FM
De acordo com o estudante, o custo da passagem de ônibus em Santiago deverá ser uma das discussões, além da não existência de uma instituição de ensino superior pública no município. Alex comentou que o movimento fará um roteiro pelo centro da cidade, saindo da Estação do Conhecimento até a frente da Prefeitura.
Ronald Miorin, colaborador do movimento, ressaltou a demonstração do ato de democracia através da atividade planejada, recriminando atos de vandalismo já decorrentes em outros locais. Segundo ele, o movimento de hoje é um ato não partidário, mas é importante que autoridades do município façam parte dos protestos porque “a classe política perdeu o contato com a realidade das ruas” e isso pode aproximá-los do povo.
Ainda durante o programa desta quinta-feira, o capitão da Brigada Militar, João Claudio Müller comentou sobre a participação do Regimento na manifestação de hoje. De acordo com Müller a posição da BM não é diferente da opinião pública, legitimando os movimentos.
Até o momento da entrevista a organização não havia contatado o capitão. Em sua fala, o representante da BM destacou que ontem durante reunião preparatória do Comando do 5ºRPMon, foi feita a estratégia de participação do regimento na caminhada, seguindo a estratégia de ação da BM em todo o Estado. Sobre a possibilidade de qualquer ato que saia do normal o tratamento será diferenciado, Müller comentou que terão tratamento desigual “os desiguais”.
Pela manhã, o 5ºRPMon divulgou uma nota no blog oficial do regimento:

“O 5° Regimento está monitorando o contexto da manifestação que acontecerá hoje em Santiago. O objetivo é garantir aos manifestantes o direito constitucional de exporem suas opiniões, bem como sua segurança. As ações policiais também visam prevenir que atos criminosos e de vandalismo sejam praticados.”
Por Paulo Messa    Fonte: Santiago News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição. E fique ligado na nossa programação Rádio Central FM 87.9